sábado, 20 de novembro de 2010

A FATORAÇÃO DOS SERES

 
Na ancestralidade, os Orixás masculinos fatoram e qualificam os seres machos, pois seu fator predominará nos seres fatorados por ele. E os Orixás femininos fatoram e qualificam os seres fêmeas, pois seus fator predominará no seres fatorados por elas.

Lembremos que os Orixás não geram os seres, porque esse atributo é exclusivo de Deus, que os gera de Si, mas ainda não diferenciados, pois as centelhas vivas emanadas por Ele não se distinguem e todas, nas suas gerações, são iguais. Mas assim que duas partes de fatores (masculina e feminina) se fundem, repetem a fusão do óvulo e do espermatozóide e projetam uma onda viva divina que liga-se a uma centelha viva (ser) ainda no íntimo de Deus, e a puxa para o plano fatoral da vida, onde ela animará o composto energético formado pela fusão das duas partes dos fatores. Esse composto será o corpo vivo, que abrigará o novo ser e o magnetizará e o qualificará com a natureza e genética dos Orixás geradores das partes dos fatores que deram-lhe um “corpo energético” ou sua “estrela da vida”.

Dessas duas partes, uma predominará e distinguirá o novo ser, emanado por Deus, como ser macho ou ser fêmea. E o novo ser, se for macho, assumirá as feições e características do seu pai fatorador; se for fêmea assumirá as feições e características da sua mãe fatoradora.



OS FATORES E AS SETE
ESTRUTURAS BÁSICAS


  • Estrutura Religiosa
Fator Congregador
(Fé)
  • Oxalá – Magnetizador
  • Oyá – Cristalizadora
  • Estrutura Conceptiva
Fator Agregador
(Amor)
  • Oxum – Conceptiva
  • Oxumaré – Renovador
  • Estrutura Expansora
Fator Expansor
(Conhecimento)
  • Oxóssi – Expansor
  • Obá – Concentradora
  • Estrutura Judiciária
Fator Equilibrador
(Justiça)
  • Xangô – Racionalizador
  • Egunitá – Energizadora
  • Estrutura Militar
Fator Ordenador
(Lei)
  • Ogum – Ordenador
  • Yansã – Direcionadora
  • Estrutura Evolutiva
Fator Evolutivo
(Saber)
  • Obaluaiê – Transmutador
  • Nanã – Decantadora
  • Estrutura Geradora
Fator Gerador
(Vida)
  • Yemanjá – Criacionista
  • Omulu - Estabilizador





OS FATORES DE DEUS E OS ASPECTOS DOS ORIXÁS

O estudo dos aspectos ou qualidades dos Orixás é muito importante. Por meio da manifestação de determinados sentimentos em nosso íntimo podemos estabelecer se estamos absorvendo a parte positiva ou negativa de um fator.

Geralmente absorvemos as partes positivas deles, que têm o poder de fortalecer o nosso virtuosismo e manter-nos dentro do grau vibratório mental humano.

Mas, caso desenvolvamos em nosso íntimo sentimentos classificados como negativos ou viciados, então alteramos nosso magnetismo mental, e a própria mudança vibratória já começa a absorver por intermédio dos chacras as partes negativas dos fatores relacionadas a eles.


Como por exemplo, tomaremos o amor:

Amor é sinônimo de união e harmonização.
Já o sentimento oposto a ele é o ciúme, que é sinônimo de desconfiança e insegurança.
Então ao ver uma pessoa ciumenta, aí também estará uma pessoa desconfiada e insegura em relação ao objeto que desperta nela o ciúme. Se inquirirem-na sobre a razão do seu ciúme “doentio” com certeza ela negará que sente ciúme e dirá que o que sente é atração ou amor.


OS ASPECTOS POSITIVOS DOS ORIXÁS

  • Oxalá é magnetizador da Fé;
  • Oyá é cristalizadora da Religiosidade;
  • Oxum é concebedora do Amor;
  • Oxumaré é renovador da Concepção;
  • Oxóssi é expansor do Conhecimento;
  • Obá é concentradora do Raciocínio;
  • Xangô é equilibrador da Justiça;
  • Egunitá é energizadora da Razão;
  • Ogum é ordenador da Lei;
  • Yansã é direcionadora do Caráter;
  • Obaluaiê é transmutador da Evolução;
  • nanã é decantadora dos Sentidos;
  • Yemanjá é geradora da Criatividade;
  • Omulu é estabilizador da Geração.


OS ASPECTOS NEGATIVOS DOS ORIXÁS


  • Oxalá, em seu aspecto oposto ou negativo, gera a ilusão;
  • Oyá, em seu aspecto oposto ou negativo, gera o fanatismo;
  • Oxum, em seu aspecto oposto ou negativo, gera o ciúme;
  • Oxumaré, em seu aspecto oposto ou negativo, gera a permissividade;
  • Oxóssi, em seu aspecto oposto ou negativo, gera a dispersão;
  • Obá, em seu aspecto oposto ou negativo, gera a petrificação;
  • Xangô, em seu aspecto oposto ou negativo, gera o desequilíbrio;
  • Egunitá, em seu aspecto oposto ou negativo, gera a fraqueza;
  • Ogum, em seu aspecto oposto ou negativo, gera a confusão;
  • Yansã, em seu aspecto oposto ou negativo, gera o imobilismo;
  • Obaluaiê, em seu aspecto oposto ou negativo, gera a apatia;
  • Nanã, em seu aspecto oposto ou negativo, gera a senilidade;
  • Yemanjá, em seu aspecto oposto ou negativo, gera a esterilidade;
  • Omulu, em seu aspecto oposto ou negativo, gera a paralisia;
É muito importante o estudo dos aspectos opostos ou negativos dos Orixás pois, a partir da identificação das partes negativas de um fator que uma pessoa está absorvendo, é possível ajudá-la a substituir seus sentimentos negativos por outros, já positivos, e alterar tanto a sua psique quanto seu magnetismo mental. Fato esse que a torna mais calma, sensata, madura, cordata ou compreensiva.

Sabemos que é a partir da absorção das partes negativas dos fatores, que uma pessoa torna-se mentalmente acessível a atuações espirituais tormentosas, pois a sua própria afinidade “magnética” começa a atrair os seus “semelhantes”.
COMEÇA AQUI A NEGATIVAÇÃO DO ODU

  • Pessoas ciumentas atraem espíritos possessivos;
  • Pessoas descrentes atraem espíritos iludidos;
  • Pessoas permissivas atraem espíritos devassos;
  • Pessoas degeneradas atraem espíritos viciosos.

E assim, sucessivamente, pois os afins se atraem mesmo, tanto nos aspectos positivos como nos negativos.

Portanto, vigiem vossos sentimentos íntimos e os anulem caso forem negativos, senão não terão como alterar as vossas companhias.

A frase dita pelo mestre Jesus é reveladora, pois só “andamos” com quem nos é afim.

Diga com quem andas que te direi quem és”.

E nós dizemos: “Diga que sentimentos íntimos vibras e te diremos quem atrairás”.
Retirado do livro: Orixás Ancestrais - A Hereditariedade Divina dos Seres - Rubens Saraceni - Ed. Madras

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