quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Orixá Iansã – Trono Feminino da Lei - Orixá Regente do Ano de 2011 - 2a.parte

Iansã é a aplicadora da Lei na vida os seres emocionados pelos vícios. Seu campo preferencial de atuação é o emocional dos seres: ela os esgota e redireciona, abrindo-lhes novos campos por onde evoluirão de forma menosemocional”.

Como dissemos antes, Iansã em seu primeiro elemento é ar e forma com Ogum um par energético no qual ele rege o pólo positivo e é passivo, pois suas irradiações magnéticas são retas. Iansã é negativa e ativa, e suas irradiações magnéticas são circulares ou espiraladas.

Iansã se irradia des formas diferentes: é cósmica (ativa) e é o orixá que ocupa o pólo magnético negativo da linha elemental pura do ar, na qual polariza com Ogum. Já em seu segundo elemento ela polariza com Xangô e atua como o pólo ativo da Justiça Divina, que é uma das sete irradiações divinas.

Na linha da Justiça, Iansã é seu aspecto móvel e Xangô é o assentado ou imutável, pois ela atua na transformação dos seres por meio de seus magnetismos negativos.

Iansã aplica a Lei nos campos da Justiça e é extremamente ativa. Uma de suas atribuições é colher seres fora-da-lei e, com um dos seus magnetismos, alterar todo o seu emocional, mental e consciência para só então redirecioná-los em outra linha de evolução que os aquietará e facilitará sua caminhada pela linha reta da evolução.

As energias irradiadas por Iansã densificam o mental, diminuindo seu magnetismo, e estimulam o emocional acelerando suas vibrações.

Com isso, o ser se torna mais emotivo e mais facilmente é redirecionado. Mas quando não é possível reconduzi-lo a linha reta da evolução, então uma das suas sete intermediárias “cósmicas”, que atuam em seus aspectos negativos, paralisa o ser e o retém em um dos campos de esgotamento mental, emocional e energético até que ele tenha sido esgotado de seu negativismo e tenha descarregado todo o seu emocional desvirtuado e viciado.

Nossa amada mãe Iansã possui vinte e uma Iansãs intermediárias, que são assim distribuídas:

  • Sete atuam junto dos pólos magnéticos irradiantes e auxiliam os orixás regentes dos pólos positivos, os quais entram como aplicadores da Lei segundo os princípios da Justiça Divina, recorrendo aos aspectos positivos da orixá planetária Iansã.
  • Sete atuam junto dos pólos magnéticos absorventes e auxiliam os orixás regentes dos pólos negativos, os quais entram como aplicadores da Lei segundo seus princípios, recorrendo aos aspectos negativos da orixá planetária Iansã.
  • Sete atuam nas faixas neutras das dimensões planetárias, as quais, regidas pelos princípios da Lei, ou direcionam os seres para as faixas vibratórias positivas ou negativas.

Enfim, são vinte e uma orixás Iansãs intermediárias aplicadoras da Lei nas Sete Linhas de Umbanda.

Como seus campos preferenciais de atuação são os religiosos, não é de se estranhar que nossa amada mãe Iansã intermediária para a linha da Fé nos campos do Tempo seja descrita como a própria Oyá Tempo, já que é ela quem envia ao tempo os eguns fora-da-lei no campo da religiosidade.

Iansã do Tempo, não tenham dúvida, tem um vasto campo de ação e colhe os espíritos desvirtuados nas coisas da Fé, enviando-os ao Tempo onde serão esgotados. Mas antes ela tentou reequilibrá-los e redirecioná-los, só optando por enviá-los a um campo no qual o magnetismo os esvazia quando vê que um esgotamento total em todos os sete sentidos é necessário. E isso o Tempo faz muito bem!

Já Iansã Balê, do Balê ou das Almas é outra intermediária de nossa mãe maior Iansã, muito solicitada e conhecida porque atua preferenciamente sobre os espíritos que desvirtuam os princípios da Lei que dão sustentação à vida e, como vida é geração e Omulu atua no pólo negativo da linha da Geração, então ela envia aos domínios dele todos os espíritos que atentaram contra a vida dos seus semelhantes ao desvirtuarem os princípios da Lei e da Justiça Divina.

Logo, seu campo de ação localiza-se nos domínios do orixá Omulu, que rege o lado de “baixo” do campo santo.

Mas são muito conhecidas as Iansãs intermediárias Sete Pedreiras, dos Raios, do Mar, das Cachoeiras e dos Ventos (Iansã pura). As outras assumem nomes dos elementos que lhes chegam pelas irradiações inclinadas dos outros orixás, quando surgem as Iansãs irradiantes e multicoloridas. Temos:

  • Uma Iansã do Ar
  • Uma Iansã Cristalina
  • Uma Iansã Mineral
  • Uma Iansã Vegetal
  • Uma Iansã Ígnea
  • Uma Iansã Telúrica
  • Uma Iansã Aquática

Bom, só por essa amostra dos múltiplos aspectos de nossa amada regente feminina do ar já deu para ter uma idéia do imenso campo de ação do mistério “Iansã”.

O fato é que ela aplica a Lei nos campos da Justiça Divina e transforma os seres desequilibrados com suas irradiações espiraladas, que os giram até que tenham descarregado seus emocionais desvirtuados e suas consciências desordenadas.

Não vamos nos alongar mais, pois muito já foi dito e escrito sobre a “Senhora dos Ventos”.

Texto retirado do Livro: Orixás -Teogonia de Umbanda – Rubens Saraceni – Inspirado por Pai Benedito de Aruanda – Editora Madras 2008 – livro que procura explicar o Universo Divino pela identificação dos Campos de Atuação dos Senhores Orixás Planetários e de Suas Hierarquias Divinas.

Um comentário:

  1. Boa noite Emilie , tive oportunidade e ler suas materias , de diversos assuntos , na qual tenho aprendido muito. Muito OPbrigado.

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